16 janeiro 2007

Revirando Arquivos - 2

Durante o 33o. Festival de Arte de São Cristovão (FASC) / SE, entre atrações musicais locais, nacionais, peças de teatro, apresentação de grupos folclóricos, cinema na rua, instalações de artistas plásticos em praça pública, olhando com cuidado a programação encontrei : "oficina de pífano - à partir das 14horas, na escola municipal ...."
'Eita! Será que dá pra sair de lá com o bico afiado?' - pensava eu, expeculando que se tratava de um mini-curso pra tocar pífano.

Mas o instrumento até então conhecido em sonoridade e plasticidade me foi apresentado nos quesitos feitura e influência da música sobre a história de um povo.
Jéssica e Ninho, os oficineiros, vinham direto de Piaçabuça, munícipio alagoana localizado na foz do São Francisco. Fazem parte do Ponto de Cultura Olha o Chico. Todos que chegavam à sala de aula eram recebidos sem cerimônias nem muito conversê e apresentados aos instrumentos de trabalho. Nada de partituras, diapazan, ou congêneres. Estavam lá um tubo de PVC, furadeira, serra de aço, lixa, e um cabo de vassoura, além do pífano de Jéssica, que servia de molde para os demais.

Enquanto colocávamos as mãos à obra conversavamos sobre Piaçabuçu, como tinham começado a tocar, com quem aprenderam a fazer os instrumentos, como se organizavam no Ponto de Cultura. E fui percebendo que aquela cidade tem algo especial, como se a música fosse algo entranhado na alma desse povo. Falavam do mestre que a eles inspirou - não recordo mais o nome mas um dia ei de conhecer - e da naturalidade com que aprendem a fazer o tocar instrumentos. Durante a conversa foram chegando crianças e mais crianças, todas de Piaçabuçu, com os olhinhos brilhando. Além de querer fazer um pífano pra si traziam cada um instrumento que, entre um e outro furo no PVC, iam tocando...

Depois de corta aqui, mede acolá, põe a rolha de cabo de vassoura, lixa os buracos, afina, aprende a soprar... fomos apresentados a nossa primeira partitura (me falta scanner então mando uma versão em P&B do rascunho encontrado entre papéis) :
Em breve: "receita para pífano"

Marcadores: