13 abril 2007

Ibitiara

HISTÓRIA

Em fins do século XVIII desbravadores chegaram a essa região em busca de ouro e pedras preciosas. Fixaram-se constituindo um povoado denominado Remédios por conta da água proveniente da serra que abastecia o local e a qual se atribuíam qualidades terapêuticas.
No século XIX elevado à categoria de cidade Remédios passou a ser denominado Remédios de Rio de Contas. Dentre os arraiais pertencentes ao município destacava-se o Arraial de Bom Sucesso cujas terras formavam um sítio adquirido em 1854 por Francisco Xavier Gomes e João Rodrigues, em nome do Conde da Ponte, tendo como procurador o senhor Rodrigues Pereira de Castro; passando a ser sede do município em 1925 sob influência de políticos da época em virtude da descoberta de jazidas de ouro na região.
Por escassez de recursos próprios para manutenção da cidade, Bom Sucesso foi incorporado ao município vizinho, Macaúbas, retomando sua autonomia em 1934 mediante o decreto no. 8.830, do dia 2 de março. Em 1943, mediante novo decreto, Bom Sucesso tem o nome modificado para Ibitiara, ibi = terra, tiara = áurea, do ouro, ibitiara = terra do ouro, tendo como primeiro prefeito o senhor Tranquilino Joaquim dos Santos.

GEOGRAFIA

O município de Ibitiara integra a microregião da Chapada Diamantina, no semi-árido baiano, pertencendo à zona geográfica denominada de polígono das secas. Com um território de 2.002 km quadrados, a 532 Km de Salvador, tem como vias de acesso a BR-242 e a BA-152. Limita-se com os municípios de Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Seabra, Boninal, Novo Horizonte, Ibipitanga e Boquira.
Situa-se a 990m acima do nível do mar (com alguns picos chegando a1.500m), o clima é do tipo tropical com temperatura média de 20,6 ºC e índice pluviométrico de 722 mm. O relevo é acidentado, devido às ramificações da Chapada Diamantina e da Serra da Mangabeira que divide o município ao meio, e separa o cerrado da caatinga.
Na maior parte do município a vegetação é constituída de caatinga arbórea aérea, sem palmeiras, contando também com algumas árvores de caatinga florestal. A floresta de transição do cerrado para a caatinga é a mais importante do município, fazem parte aroeira, baraúna, jurema, pau-d´arco, jatobá, ipê, angico, pau-de-óleo, pau-ferro.
Apresenta como acidentes geográficos serras - Serra do Tombo, Serra do Paiol, Serra do Pinga, Serra do Fogo Caetano, Serra das Abóboras ou da Caiçara - e lagoas - Lagoa Ibitiara , Lagoa do Dionísio e Lagoa de Baixo. Uma pequena parte do município é atravessada pelo rio Paramirim e os riachos de Pinga, Maria Vitória, Olho D'agua do Seco, Saco e o de Cerragem.


*Adaptação de texto contido no Ibitiara.xpg
**Na foto : vista aérea da sede do município.

Marcadores:

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Manda
Seja Bem vinda a Ibiticity, rs, pode deixar que estaremos cuidando de vc pq esta longe de papai e mamae, so peço pra ser cautelosa com Betinha pq depois daquela musica da Ferida Leish ela nao ta bem do juizo... kkkkkkkkkk Beijos pra vc!!!! Sinta-se em casa, te amamos!

16 abril, 2007 13:58  
Blogger Amanda Benemérita said...

Tirando o "longe de papai e mamãe" [essa foi lasca! rsrsrs], obrigada pelo carinho, chefa =)
Robertinha e seu quadro hipomaníaco não são problemas. Afinal, sempre me dei bem e me interesso por transtornos mentais. Hauhauhauhau Corre o risco do nosso lar passar do status de anexo da sec de saude para CAPS. Hehehehehe
Quanto à Ferida Leish, estou negociando com Robertinha pra ela resgatar a letra completa pra gente exportar pra Pernambuco! O novo hit da educação em saúde ;)
Hauhauhauhau
Chêro grande

16 abril, 2007 16:59  
Anonymous Anônimo said...

Balvitoooo good idea!!!
so tive pensando a falha de nao ter inscrito a moçinha ai no IDOLOS..hehe revelaçao da Bahia! A moça tem talento, alem de estar ja programando o Filme Trash, no qual teremos como artistas principais, Chefe 1 , 2 , 3 , .... e a super produçao de Cajuina Cristalina. Vai ser sucesso nas telas, vamos ganhar dinheiro e ainda divulgar o Balvito Health Food Empreendiments que nos rendera lucro na produçao do mais precioso Cuzcuz Recifense e de sobremesa... temos pudim!!!! rsrsrs !!!
Agora fala serio Balvito, tu ta almoçando as 6 da manha.... aqui nao e o Japao naaao. kkkk ooooooo juizin... oooooo fim de mundo. beijusssssssss

16 abril, 2007 22:24  
Blogger Amanda Benemérita said...

Este comentário foi removido pelo autor.

17 abril, 2007 15:58  
Blogger Amanda Benemérita said...

:)
concordo em investirmos na carreira da moça, mas mandar ela pro Idolos hã-hã! Imagina aquele povo grosso, mau-educado! se eles pensarem em distratar ela [não que ela mereça, pois tem um talento e tanto] ... a gente trucida eles!!! >:(
E esse nossos empreendimentos se somados vão virar um 'balaio de gato' hauhauhauhauhau música + cinema + comida + cuidados em saúde... Vixiii!!! Que tal abrismos um Resort?! Chefas Resort !!! :) ;)

17 abril, 2007 16:01  
Blogger Kunumi Arapopy said...

oLÁ, gOSTARIA DE CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE VILA DOS REMÉDIOS...MEU PAI, AVÓS E BISAVÓS NASCERAM NESTE LUGAR, PORÉM, NÃO CONHEÇO NADA, NEM DO LUGAR E NEM DE SUA HISTÓRIA....
AGRADEÇO PELA ATENÇÃO...

18 março, 2010 01:54  

Postar um comentário

<< Home